22 de maio de 2008

A dor e o amor em ser artista


O melhor em ser artista (Sim! Um belo dia alguém decidiu dizer que eu sou artista. Desde então todo mundo se apegou a isso e eu me tornei um. Não é legal?!) é ver o mundo de uma forma tão mágica que até o drama da realidade torna-se produto de uma verbalização de beleza.

A possibilidade de criar algo, de reciclar algo, ou de verificar novas possibilidades pra aquilo que é meramente “normal” aos olhos dos transeuntes, nos coloca numa postura de modificadores do universo.
É bem sabido que ninguém dá valor à arte até que os veículos de comunicação de massa popularizem e exaltem o criador e a(s) criatura(s) e a partir de então, tudo relacionado é valoroso e importante.
Todo mundo diz que cultura e especialmente a arte é um fator modificador na formação do ser humano. Ora, e porque quem tá desenvolvendo um chip que permite um robô entrar numa nave espacial e voar pra puta que pariu pra descobrir se há vida extraterrestre em outro planeta ganha mais do que um professor de arte-educação que tá impedindo uma criança de se tornar um futuro marginal no meio de uma favela e matar o filho do cara que produz chips pra robôs?

Bom... Depois não reclama! Só isso!!!

Enquanto isso a gente vai escrevendo, vai estudando, vai fazendo as pessoas pensarem, sorrirem, chorarem, explodirem de emoção, enquanto aquele moço ali se mata atrás de um telefone e um computador pra não perder o emprego pro colega do futebol que ta doido pra puxar o tapete dele.

To sendo muito taxativo?? Me diz qual é o cara aos 32 anos, com sua barriga protuberante de cerveja, com sua calvície que surge na entrada da testa, que leva a namorada pra assistir o Reynaldo Gianecchini no teatro e não fica puto porque ela vai enfrentar a fila dos autógrafos dizendo que ele é lindo, que a bundinha dele é fofa e que ele é o homem mais perfeito da terra? Eu que num discordo dela! HahaahahaQual mulher não quer ter o corpo escultural da Juliana Paes?

E o que eles são? ARTISTAS!

E não vem dizer que têm vida fácil não. Eles ralam muito e às vezes recebem muito menos do que a maioria pensa. Todo artista é assim: só porque tem uma vida exposta, lidam com eventos culturais, com exposição de nome e imagem, as pessoas pensam que recebem mais do que todo mundo. Há exceções, como em todo lugar, mas o maior salário do artista e este só ele tem, é o reconhecimento do público.Se van Gogh pudesse gozar do reconhecimento que lhe é dado hoje, ele não quereria ser rico, como não o foi em vida.

Desculpa, mas com todo perrengue, ser artista é bom demais!!!

É ser libertador, libertado, liberdade!Liberdade, ainda que tardia!!!

A minha eu alcancei. Agora sou o que quero. Sendo ARTE.


27 de Abril de 2008

Nenhum comentário: